As voltas que um ônibus dá: Cataguases x Ubá



A viagem de Cataguases a Ubá, que concentra um grande pólo de produção moveleira em Minas Gerais, pode variar de uma hora e quarenta a duas horas. Isso depende do horário, já que a Unida tem duas variantes dessa linha: Uma segue por Astolfo Dutra, Diamante e Rodeiro e a outra segue por Astolfo Dutra, Piraúba, Rio Pomba e Tocantins. 


Escolhemos seguir pelo percurso mais curto. 
E a viagem começa pelo Centro de Cataguases, subimos pela MG-447 conhecendo e admirando as belas cadeias de montanhas das alterosas.


É de emocionar e fazer pensar que Minas pode não ter o mar, mas para compensar Deus presenteou-a com paisagens de encher os olhos e fazer os mineiros agradecerem a Ele pela grandiosidade de suas montanhas.


Em Barão de Camargos, cruzamos a linha férrea que transporta a riqueza que brota das Minas Gerais… Acima vemos o Pátio de Barão de Camargos às margens do rio Pomba. A montanha avermelhada é a bauxita estocada que chega em caminhões, enchendo vagão por vagão com o auxílio de uma pá mecânica. 


E seguimos estrada afora e entramos pela MG-285, uma rodovia transversal com uma extensão total de 67 quilômetros e que corta a BR-116, tendo 
dois trechos distintos. O primeiro tem 27 km e sai da divisa com o estado do Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116 passando pelos municípios de Palma e Laranjal. O segundo trecho, com 40 km de extensão, passa pelos municípios de Cataguases, Dona Euzébia, Astolfo Dutra e Piraúba. E falando em Dona Euzébia...


...a pequena cidade surgiu em torno da Igreja de Nossa Sra. das Dores e passou a ter este nome em homenagem a Sra. Eusébia de Souza Lima, que foi uma 
grande benemérita para a localidade. Atualmente a cidade possui um pouco mais de seis mil habitantes em uma área de 54.466 quilômetros quadrados (IBGE/2022). A sua estação foi aberta no ano de 1879. 

Depois de conhecer Euzébia, iríamos conhecer outro mineiro: Astolfo Dutra.

Acervo Jornal Meia Pataca

Astolfo Nicácio Dutra nasceu em Sta. Rita de 
Meia Pataca (atual Cataguases) em 1864 e nem imaginaria seu nome seria lembrado por seus feitos como deputado federal pelo seu estado várias vezes. No ano de 1919, o distrito de Porto de Sto. Antonio passaria a ser lembrado pelo seu nome. Sua população é de mais de treze mil habitantes.

A sua estação foi aberta no ano de 1879 e com o seu antigo nome: Porto de Santo Antônio. Segundo o site Estações Ferroviárias do Brasil, ela também foi denominada Dona Euzébia, pelo fato do distrito ter a sua sede no povoado de Dona Eusébia. Depois que foi criado outro distrito com o mesmo nome, a estação passou a se chamar Astolfo Dutra.

Depois de Euzébia e Astolfo, mais um conterrâneo das alterosas se 'apresenta': Sobral Pinto. 

Distrito de Astolfo Dutra, Sobral Pinto foi criado em 1962, juntamente com Santana do Campestre. A sua estação também foi aberta em 1879 com o nome de Pomba, pois Astolfo Dutra era parte integrante deste município.


Somente em 1888, estas terras passam a ser de Cataguases. 
E depois de conhecer o Sobral, voltamos a pista. Ou seria aos trilhos?


Já em terras ubaenses, chegamos a Diamante de Ubá. 
Ou simplesmente Diamante, distrito criado em 1953 e estação inaugurada no ano de 1879. Os trens por lá não passam…mas a estação foi reformada como se esperasse a passagem deles.


E a nossa viagem segue. Ubá está próxima, mas antes vamos conhecer 
Rodeiro.



Rodeiro já pertenceu a Ubá…isso era quando o mesmo se 
chamava São Sebastião da Boa Esperança do Rodeiro, lá no ano de 1911. Em 1962, se tornou município já com o nome de Rodeiro. Com uma população de 6.853 habitantes em um território de mais de setenta e dois quilometros quadrados (IBGE/2010).


Acima vemos o Mapa de Conjunto da Transmissão Elétrica da Cia. de Força e Luz Cataguases Leopoldina. 
Reproduz bem o roteiro feito até Ubá, não acham? Acervo do Arquivo Público Mineiro.


O seu primeiro nome se deve a existência de uma capela que foi erguida as margens do Rio Ubá. O topônimo significa em tupi-guarani “Canoa”. Mas o nome, segundo a tradição, vem da gramínea de folha estreita e longa, utilizada para feitura de cestos, gaiolas, etc. comumente conhecida pelo nome de Ubá que se encontrava em abundância, nas margens do rio que atravessa a cidade.

Agradecemos a sua atenção e a sua 'companhia' nessa volta que um ônibus pode nos proporcionar.

Grande Abraço e até a próxima!

Que DEUS e o ronco do Scania 113 estejam com você!


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