O Arraial de Raposos
Na verdade existia as Capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas - assim tudo junto e misturado - e o seu Governador geral era Arthur de Sá Meneses.
Arthur de Sá designou Pedro de Morais Raposo para desbravar os sertões de Minas em busca de ouro e pedras preciosas. Nesta região viviam os índios Cataguás. Para isso ele trouxe uma penca de amigos e todos aqueles que queriam ficar ricos (pois naquela época não havia mega-sena e nem loteca...rs) e não tinham medo de nada, nem dos índios.
Embrenharam-se pelas áreas de Sabarábuçu e pelo caminho de Paes Leme, acompanhando o leito do Rio Guaicuy (que hoje chamamos de Rio das Velhas) e encontraram um local ideal para garimpar e faiscar ouro na confluência de um volumoso ribeirão, o atual Ribeirão da Prata.
Por aqui acharam uma terra fértil e encontrava-se ouro em aluvião...mas o que é aluvião?? Geografia pro povo saber!!!
Aluvião ou alúvio (do latim alluvius, de alluere, "lavar contra") é argila solta, lodo, areia ou cascalho que foi depositado por água corrente em um leito de riacho, em uma planície de inundação, em um leque aluvial ou praia, ou em configurações semelhantes. O aluvião também é às vezes chamado de depósito aluvial.
O aluvião é tipicamente geologicamente jovem e não está consolidado em rocha sólida. Sedimentos depositados debaixo d'água, em mares, estuários, lagos ou lagoas, não são descritos como aluviões.
O aluvião de várzea pode ser altamente fértil e apoiou algumas das primeiras civilizações humanas.(Obrigado Wikipedia!!!)
Com o ouro de aluvião, nasceu o "Arraial dos Raposos" e assim começou a se constituir as condições para se semear e colher os gêneros necessários para a subsistência local e para a produção de outros como o melado, a rapadura, a farinha e a cachaça.
A terra era fértil e o ouro era encontrado em aluvião, então fundou-se o Arraial dos Rapôsos, eles começaram a semear os gêneros de subsistência, aos poucos foi-se colhendo milho, feijão, mandioca e cana de açúcar para produção de melado, rapadura, farinha de mandioca e cachaça.
E o rio Guaicuy foi essencial para o escoamento da produção local abastecendo as localidades próximas (Sabarábuçu, Arraial Velho, Gaya (atual Honório Bicalho) e Santo Antônio do Rio Acima).
Foi erguida uma edificação dedicada a N. S. da Conceição no ano de 1690 e muito tempo depois, em 1832, os primeiros ingleses chegaram aqui para operar nas minas da de St. Jonh D'El Rey Mining Co. (hoje é a Anglo Gold). E em 1891, o trem chega a Raposos.A Estação pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e naquela época Raposos fazia parte da cidade de Nova Lima. Por aqui apareceram o Príncipe de Gales (futuro rei Eduardo VIII da Inglaterra) e o Príncipe George (futuro rei George VI da Inglaterra) no ano de 1931.
Em 1948, o distrito de Nova Lima passa a ser mais uma cidade mineira passando a ser a cidade de Raposos. E por aqui há várias manifestações culturais que sobrevivem graças aos raposenses.
A cidade também faz parte do Circuito da Estrada Real e por aqui chegaremos a Sabarabuçu...ops, a Sabará! Partiu?COMO CHEGAR
Vindo do Rio, é seguir pela BR-040 até o acesso a MG-030 e nela seguir até a Estrada para Raposos.
De São Paulo, é seguir pela BR-381 até o mesmo acesso.
No que tange a transporte intermunicipal, temos as linhas:
3843 Raposos / BH Shopping (Retorno Expresso)
3846 Raposos / Água Limpa / Nova Lima
3847 Raposos / Nova Lima
3849 Raposos / Matadouro / Nova Lima
3852 Circular Raposos / Nova Lima
Comentários
Postar um comentário