Pinda, A Princesa do Norte: A Ferrovia se faz presente por aqui

Por Luiz Antonio Doria

E antes de encerrar a nossa visita por Pindamonhangaba, não poderíamos deixar de falar sobre a chegada do trem na cidade.

Contam os registros e os mais antigos que o Barão Homem de Melo procurava um local para ali a estação se instalar. Foi quando ele avistou um cemitério na área em que hoje vemos a Escola Alfredo Pujol e o prédio da EFCB. Ele olhou, fincou a bengala no chão e disse: “vamos limpar tudo e fazer o prédio aqui”.


O povo – supersticioso – estranhou a decisão do Barão, mas não teve escolha. O prédio original, de 1877, surgiu com a formação da Estrada de Ferro do Norte (ou E.F. São Paulo – Rio) e foi demolida para a construção do prédio atual, sob a batuta da Estrada de Ferro Central do Brasil no ano de 1921.

Em 1916 começou a sair trens para Campos do Jordão, por meio da Companhia Ferroviária fundada pelos pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho em 1914, para o transporte de doentes respiratórios para o hospital na então vila de Campos do Jordão. Em uma outra oportunidade abordaremos com riqueza de detalhe a EFCJ.


Por sinal, a Companhia tem a sua história contada na janela e parede de sua sede administrativa. No ano de 1971, os trens para Campos do Jordão começaram a sair deste ponto deixando a estação da EFCB somente para seus trens. Enquanto os trens de passageiros da Central deixaram de circular na década de 90, passando a apenas circular o de cargas, a circulação de trens pela E.F. Campos do Jordão continua firme e forte desde 1922.

Mas como falei...a Estrada de Ferro Campos do Jordão, sua história e seu funcionamento ficam para um outro post, quem sabe uma série?

Como Chegar

Para quem vem do Rio de Janeiro, a Viação Sampaio oferece saídas da Cidade Maravilhosa e da Região do Sul Fluminense.

A Viação Pássaro Marrom liga Pindamonhangaba com as cidades da região e também com a capital paulista.

A ABC Transportes liga Pindamonhangaba a Taubaté via Tremembé.

E no quesito transporte municipal, a Viva Pinda opera linhas municipais e distritais da cidade.

Daqui, seguimos para Mogi das Cruzes! Mas até lá tem muito o que ver e contar. Até lá!

Mas querendo recordar os outros posts sobre a cidade...clique nos links abaixo.

Primeira parte (A cidade) – Segunda parte (As obras de Francisco Pereira) – Terceira parte (O Bosque da Princesa)

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