Sessão Nostalgia: Transporte Coletivo Interestadual de Passageiros Ltda. - TRANSCOLIN

No dia sete de julho de 1963, os Srs. José Alves da Paixão, Luiz Barros Filho e Geraldo Magela Alves fundaram na cidade de Caratinga (MG) uma empresa que fez história no transporte intermunicipal mineiro e interestadual, ligando a região cortada pela BR-116 ao Rio de Janeiro e São Paulo. Estamos falando da Transporte Coletivo Interestadual de Passageiros Ltda., a TRANSCOLIN Ltda.


A empresa inicialmente começou a operar linhas ligando as mineiras Gov. Valadares, Teófilo Otoni e Caratinga a São Paulo. Foi uma questão de tempo para que ela chegasse a ser uma das mais influentes da Zona da Mata Mineira e Vale do Rio Doce. Na década de 70, a Transcolin ligava toda a Zona da Mata e Vale do Rio Doce a São Paulo. Tinha cerca de 150 ônibus e garagens na cidade-sede, Caratinga, e nas cidades que atendia.


O Rio de Janeiro também foi agraciado pela Transcolin. Quando ela se mudou para Leopoldina, a empresa vendeu as suas linhas do eixo SP x Minas para a poderosa Itapemirim e passou a levar os mineiros de Palma, Recreio e Leopoldina a Cidade Maravilhosa.

Ela também possuía uma linha entre Cataguases e Santo Antonio de Pádua, que posteriormente foi para as mãos da Paraibuna Transportes. Também estava em suas mãos duas linhas que ligavam Juiz de Fora a Recreio e Pirapetinga, hoje nas mãos da Bassamar.


Onde vemos a Riodoce andando pela Zona da Mata Mineira e BR-116, podemos ter a certeza de que a Transcolin andou. Fotos em Leopoldina e em Cataguases.

Um dos fatores que contribuíram para o seu fim foi o fato da 1001 operar a linha Rio x Cataguases e pegar passageiros no ponto de apoio da cidade-sede da Transcolin. E em 2003, se deu o fim de uma gigante da Zona da Mata: A Transporte Coletivo Interestadual de Passageiros Ltda. transferiu todo o seu capital e suas linhas para a Riodoce. 

E ao contrário do que se propaga, a Transcolin não "morreu": Ela mudou a sua sede para a cidade de Ouro Branco para quem sabe, operar em regime de fretamento para a Açominas. Segundo informações, o Sr. Luiz Barros Filho, um dos fundadores da empresa, resolveu mudar de ramo e atividade, abrindo três concessionarias da FIAT automóveis e construindo mais de 80 imóveis comerciais e residenciais.




Fica a lembrança daquela, que deu orgulho aos mineiros...a lendária Transportes Coletivo de Passageiros Ltda.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria Madalena, aconchegante, linda, carinhosa e deslumbrante!

As voltas que um ônibus dá: Divisa Mangaratiba x Centro (de Angra)

Expobus: Uma exposição de encontros e reencontros