Sessão Nostalgia: Viação São João Batista, de Nova Iguaçu
Por Luiz Antonio Doria, com participação especial de Armando Reis e Eduardo Cunha
Quem hoje vê a Nossa Senhora da Penha rodando entre Nova Iguaçu e a Penha, desconhece que antes do azul-e-vermelho iguaçuano “desfilar” na Marechal Alencastro e no bairro de Rocha Miranda, onde as ruas tem nome de pedras preciosas, desfilava uma outra iguaçuana cujas cores eram verde, amarelo e detalhes em vermelho. Era a Viação São João Batista
Em 1955, ela operava Penha x Nova Iguaçu, com 19 ônibus, numerados de 1 à 19, sendo que o 12, era um lotação com “chassi esticado” para ônibus (ou seja, com motor externo) e todos os outros eram carrocerias Bons Amigos, com buzina a ar, no teto.
Em outras palavras foi uma empresa, pela discrição, que começou bem na parada com veículos zero e modelos tipo rodoviário, de uma porta.
A São João Batista operava somente a linha 551L, que ligava a Nova Iguaçu ao bairro da Penha. Operavam com uma frota diversificada: Caio Gabriela e Metropolitanas encarroçado sob o chassi MBB OH 1313.
Eduardo Cunha relata: ” — Sempre foi uma empresa que durante muitos anos só teve uma linha e dessa forma atendia bem seus passageiros. Particularmente eu ia muito a Nova Iguaçu, com meu pai na década de 60, e muitas vezes usamos seus veículos e nunca ouvi reclamações ou discussões. Corriam bastante, mas quem não corre.”
Sua garagem era em Nova Iguaçu, na avenida onde todas as empresas de Nova Iguaçu, tinham garagem: Avenida Nilo Peçanha, 133.
No fim de sua existência, o verde-oliva predominou nas carrocerias dos monoblocos mercedes-benz O-364 e na dos Gabrielas. O vermelho permaneceu apenas no nome da empresa.
Depois de alguns anos, lá pela década de 70/80, teve outras linhas, entre elas a 737L, entre Belford Roxo x Engenho de Dentro. Até 1983, ela faliu e sua principal linha foi para a Viação Nossa Senhora da Penha Ltda e a 737L, em questão, para a Expresso Pégaso Ltda, com o registro da São João Batista, RJ 198, porém administrada pela N.S. da Penha – inclusive com seus motoristas e cobradores operando os carros com bandeira Pégaso.
No final do mesmo ano a linha foi encurtada até Deodoro e a linha 543L teve a variante “Via Engenho de Dentro”, criada. No final de 1992, a Pégaso, ganhou a concessão da 460S – Itaguaí x Barra da Tijuca, transferindo a 737L e seus carros para a N.S. da Penha e ficando apenas com a linha de Itaguaí.
Em 2016, a Pégaso deixa de operar a Itaguaí x Barra da Tijuca e a linha passa a ser operada pela Expresso Recreio. Mas isso é assunto para outro post.
E hoje, quem vê a Penha ostentando a vista 551 PENHA, relembra ou apenas desconhece seus dias de “João Batista”.
Comentários
Postar um comentário