A casa de Santos Dumont e a República de Petrópolis
E na cidade, há uma praça com uma réplica do 14-BIS, que voou a 220 metros a uma altura de 6 metros diante de uma multidão em 12 de novembro de 1906.
E ali pertinho, na Rua do Encanto, vamos conhecer um pouco da "A Encantada", casa que onde residiu o grande Santos Dumont.
Com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras, o pai da aviação ergueu sua moradia com algumas invenções e ideias que só poderiam partir dele, como o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, sendo aquecida a álcool. E também a escada externa onde se pode somente começar a subir com a perna direita, e a interna que se pode somente começar a subir com a perna esquerda.
Uma curiosidade é que a casa não tinha cozinha, pois Santos Dumont pedia seu rango por telefone ao restaurante Palace Hotel. Hoje onde o restaurante ficava temos a Universidade Católica de Petrópolis.
Fundada em 1953, a Universidade Católica de Petrópolis tem histórias a contar...
A começar pelo prédio onde hoje se encontra: Antes de ser a UCP, já teve várias funções: Foi o Hotel de Orleans, onde se hospedaram pessoas ligadas a nobreza e a corte imperial. Já foi a sede do Palácio do Secretariado da Administração Estadual até 1903, quando novamente virou o Hotel Palace, onde também funcionou um casino.
A universidade foi solenemente instalada em 11 de março de 1962 e, em seguida, experimentou uma forte expansão, com a abertura de novos cursos.
Mas a república também deixou seu legado para a cidade. Nesta casa, o grande JK desfrutava de bons momentos em Petrópolis. Hoje, ela ainda pertence aos seus familiares.
Construído em 1880 pelo Barão do Rio Negro, teve entre seus hóspedes Hermes da Fonseca (que se casou em 1914 no mesmo palácio com a bela Nair de Teffé) e Getúlio Vargas.
E continuando o bonde da história, a Catedral de São Pedro de Alcântara (Venerado como protetor da monarquia e que fora instituído por D. Pedro I, patrono oficial do Império Brasileiro. Sua festa é celebrada no dia 19 de Outubro.) e a Câmara Municipal (Também conhecido como Palácio Amarelo e que foi adquirido pela municiplaidade em 1894).
Praça que fica de frente a avenida que saí na Catedral
Agora quando o assunto é presente de casamento, Petrópolis também é destaque.
E que presente de casamento!! O Palácio de Cristal foi um presentinho do Conde D´eu para a Princesa Isabel e nela foi realizada a mais bela festa da liberdade: na Páscoa de 1888, a Princesa Isabel entregou as cartas de alforria a escravos. Foi Tombado pelo IPHAN em 1967.
Como Chegar
Para quem vem da Central ou Passeio: Pegar o ônibus da Linha 462C CENTRAL x PIABETÁ ou 463C PIABETÁ x PASSEIO, da Viação União.
De lá, pegue um ônibus da TREL que opere as seguintes linhas:
Praia do Anil x Petrópolis
Saracuruna x Petrópolis (TREL)
Pagando a seção até o MEIO DA SERRA. Chegando por lá, mais um ônibus a pegar...dessa vez da Cidade Real, linha 152 MEIO DA SERRA x CENTRO e descer no ponto final (Terminal de Integração Imperatriz Leopoldina).
Para quem vem de Caxias: pegar um ônibus para Piabetá. Há duas empresas que operam linhas para lá, a Auto Onibus Vera Cruz e a Transportes Machado. Qual a diferença? A primeira segue o traçado da Presidente Kennedy até o acesso a BR-040 e a segunda segue pela BR-040 direto até a Rio-Magé. E de Piabeta, encarar as mesmas linhas citadas acima.
Vindo de São Paulo: vindo pela Rodovia Presidente Dutra pegue o acesso a Linha Vermelha para em seguida descer no acesso a BR-040/Washington Luiz. Por esta, seguir até o acesso a Rua Min. Lúcio Meira (isso depois de você subir a serra, lógico!). Pela Lúcio Meira você deve fazer uma curva à direita e seguir por esta que passa a se chamar Dr. Paulo Herve e continuando pela Rua Bingen. Você deve permanecer pela Bingen e continuar depois na R. Paulino Afonso e em seguida na R. Francisco Manuel. Depois siga na R. Piabanha e Av. Sete de Abril.
Vindo de Belo Horizonte e Juiz de Fora: ambas as cidades com acesso a Petrópolis pela BR-040.
Vindo de Vitória: Seguindo pela BR-101 Norte, você deve seguir até o acesso a BR-493, no município de Itaboraí. Pela 493, siga até o acesso a BR-040 e por esta siga até o acesso a Rua Min. Lúcio Meira (isso depois de você subir a serra, lógico!). Pela Lúcio Meira você deve fazer uma curva à direita e seguir por esta que passa a se chamar Dr. Paulo Herve e continuando pela Rua Bingen. Você deve permanecer pela Bingen e continuar depois na R. Paulino Afonso e em seguida na R. Francisco Manuel. Depois siga na R. Piabanha e Av. Sete de Abril.
A Viação Progresso opera linhas ligando Petrópolis as seguintes cidades: Três Rios, Vassouras, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Paraíba do Sul, Barra do Piraí e Barra Mansa. Confira no site da empresa mais informações.
A Viação Teresópolis opera linhas saindo de Petrópolis para Teresópolis e outras empresas como a Riodoce, Linave, União e Paraibuna fazem parada na rodoviária da cidade vindo de outras localidades como Miguel Pereira, Leopoldina, Montes Claros e Guaçuí.
Abaixo outras empresas que possuem linhas de ônibus para Petrópolis.
Abraço a você, que visita o RELATOS DE VIAGEM ETC. :)
Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Leonardo Branco, Luiz Antonio Doria, Rodrigo Silva e Neuza Medeiros
Comentários
Postar um comentário