A casa de Santos Dumont e a República de Petrópolis


E na cidade, há uma praça com uma réplica do 14-BIS, que voou a 220 metros a uma altura de 6 metros diante de uma multidão em 12 de novembro de 1906. 


E ali pertinho, na Rua do Encanto, vamos conhecer um pouco da "A Encantada", casa que onde residiu o grande Santos Dumont. 

Com a ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras, o pai da aviação ergueu sua moradia com algumas invenções e ideias que só poderiam partir dele, como o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, sendo aquecida a álcool. E também a escada externa onde se pode somente começar a subir com a perna direita, e a interna que se pode somente começar a subir com a perna esquerda. 



Uma curiosidade é que a casa não tinha cozinha, pois Santos Dumont pedia seu rango por telefone ao restaurante Palace Hotel. Hoje onde o restaurante ficava temos a Universidade Católica de Petrópolis.

Fundada em 1953, a Universidade Católica de Petrópolis tem histórias a contar...

A começar pelo prédio onde hoje se encontra: Antes de ser a UCP, já teve várias funções: Foi o Hotel de Orleans, onde se hospedaram pessoas ligadas a nobreza e a corte imperial. Já foi a sede do Palácio do Secretariado da Administração Estadual até 1903, quando novamente virou o Hotel Palace, onde também funcionou um casino.


Até que em 1956, o prédio passou a abrigar as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras e, mais tarde, de Engenharia Industrial. Em 1961, a fusão das três faculdades resultou na fundação da Universidade Católica de Petrópolis. A instituição foi reconhecida pelo Decreto 383, de 20 de dezembro de 1961, publicado no Diário Oficial da União em 21 de dezembro de 1961. 

A universidade foi solenemente instalada em 11 de março de 1962 e, em seguida, experimentou uma forte expansão, com a abertura de novos cursos.

Mas a república também deixou seu legado para a cidade. Nesta casa, o grande JK desfrutava de bons momentos em Petrópolis. Hoje, ela ainda pertence aos seus familiares.



O Palácio Rio Negro, que serviu de residência de verão para alguns presidentes do Brasil, também já foi a sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, quando em 1894 a cidade foi capital do Estado (Sim!!! Petrópolis já foi a Capital do Rio...quem diria hein).

Construído em 1880 pelo Barão do Rio Negro, teve entre seus hóspedes Hermes da Fonseca (que se casou em 1914 no mesmo palácio com a bela Nair de Teffé) e Getúlio Vargas. 



E continuando o bonde da história, a Catedral de São Pedro de Alcântara (Venerado como protetor da monarquia e que fora instituído por D. Pedro I, patrono oficial do Império Brasileiro. Sua festa é celebrada no dia 19 de Outubro.) e a Câmara Municipal (Também conhecido como Palácio Amarelo e que foi adquirido pela municiplaidade em 1894).

Praça que fica de frente a avenida que saí na Catedral

Agora quando o assunto é presente de casamento, Petrópolis também é destaque. 


E que presente de casamento!! O Palácio de Cristal foi um presentinho do Conde D´eu para a Princesa Isabel e nela foi realizada a mais bela festa da liberdade: na Páscoa de 1888, a Princesa Isabel entregou as cartas de alforria a escravos. Foi Tombado pelo IPHAN em 1967.


Como Chegar


Vindo do Rio de Janeiro: Pegar a Avenida Brasil (ou a Linha Vermelha) até o acesso a BR - 040/Washington Luiz. Por esta, seguir até o acesso a Rua Min. Lúcio Meira (isso depois de você subir a serra, lógico!). Pela Lúcio Meira você deve fazer uma curva à direita e seguir por esta que passa a se chamar Dr. Paulo Herve e continuando pela Rua Bingen. Você deve permanecer pela Bingen e continuar depois na R. Paulino Afonso e em seguida na R. Francisco Manuel. Depois siga na R. Piabanha e Av. Sete de Abril.

Para quem vem da Central ou Passeio: Pegar o ônibus da Linha 462C CENTRAL x PIABETÁ ou 463C PIABETÁ x PASSEIO, da Viação União.

De lá, pegue um ônibus da TREL que opere as seguintes linhas:

Praia do Anil x Petrópolis

Saracuruna x Petrópolis (TREL)

Pagando a seção até o MEIO DA SERRA. Chegando por lá, mais um ônibus a pegar...dessa vez da Cidade Real, linha 152 MEIO DA SERRA x CENTRO e descer no ponto final (Terminal de Integração Imperatriz Leopoldina).

Para quem vem de Caxias: pegar um ônibus para Piabetá. Há duas empresas que operam linhas para lá, a Auto Onibus Vera Cruz e a Transportes Machado. Qual a diferença? A primeira segue o traçado da Presidente Kennedy até o acesso a BR-040 e a segunda segue pela BR-040 direto até a Rio-Magé. E de Piabeta, encarar as mesmas linhas citadas acima.

Vindo de São Paulo: vindo pela Rodovia Presidente Dutra pegue o acesso a Linha Vermelha para em seguida descer no acesso a BR-040/Washington Luiz. Por esta, seguir até o acesso a Rua Min. Lúcio Meira (isso depois de você subir a serra, lógico!). Pela Lúcio Meira você deve fazer uma curva à direita e seguir por esta que passa a se chamar Dr. Paulo Herve e continuando pela Rua Bingen. Você deve permanecer pela Bingen e continuar depois na R. Paulino Afonso e em seguida na R. Francisco Manuel. Depois siga na R. Piabanha e Av. Sete de Abril.

Vindo de Belo Horizonte e Juiz de Fora: ambas as cidades com acesso a Petrópolis pela BR-040.

Vindo de Vitória: Seguindo pela BR-101 Norte, você deve seguir até o acesso a BR-493, no município de Itaboraí. Pela 493, siga até o acesso a BR-040 e por esta siga até o acesso a Rua Min. Lúcio Meira (isso depois de você subir a serra, lógico!). Pela Lúcio Meira você deve fazer uma curva à direita e seguir por esta que passa a se chamar Dr. Paulo Herve e continuando pela Rua Bingen. Você deve permanecer pela Bingen e continuar depois na R. Paulino Afonso e em seguida na R. Francisco Manuel. Depois siga na R. Piabanha e Av. Sete de Abril.


A Transportes UNICA/FACIL opera linhas ligando Petrópolis as seguintes cidades: Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Cabo Frio, Nova Iguaçu (Via Caxias), Niterói e Santa Cruz da Serra.



A Viação Progresso opera linhas ligando Petrópolis as seguintes cidades: Três Rios, Vassouras, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Paraíba do Sul, Barra do Piraí e Barra Mansa. Confira no site da empresa mais informações.


A Viação Teresópolis opera linhas saindo de Petrópolis para Teresópolis e outras empresas como a Riodoce, Linave, União e Paraibuna fazem parada na rodoviária da cidade vindo de outras localidades como Miguel Pereira, Leopoldina, Montes Claros e Guaçuí.

Abaixo outras empresas que possuem linhas de ônibus para Petrópolis.


Abraço a você, que visita o RELATOS DE VIAGEM ETC. :)


Texto: Luiz Antonio Doria

Fotos: Leonardo Branco, Luiz Antonio Doria, Rodrigo Silva e Neuza Medeiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria Madalena, aconchegante, linda, carinhosa e deslumbrante!

As voltas que um ônibus dá: Divisa Mangaratiba x Centro (de Angra)

Expobus: Uma exposição de encontros e reencontros