A Estação Central de Belo Horizonte

Essa praça testemunhou o nascimento de uma nova Minas...o nascimento de uma nova capital para as Minas.


Foi aqui na Praça Rui Barbosa que o Arraial do Curral-del-Rei viu o trem chegar. Mas não estamos falando de Belo Horizonte?

"Beeeeelo Horizonte...Montes Claros, meu segredooooo..." Então, a BH que conhecemos era o Curral-del-Rei. Mas o nome atual veio a ser adotado em 1891 quando ainda era distrito do município de Sabará e a capital do estado era a cidade de Ouro Preto. O distrito foi elevada a cidade e capital em 1893, mas não com o nome atual. Passava a se chamar "Cidade de Minas".

Acervo Estações Ferroviárias do Brasil

E em 1895 foi aberta a Estação de Minas. Era atendida por uma ramal que saía da estação de General Carneiro, a linha do Centro. E curioso é que o nome "Minas" permaneceu mesmo depois da inauguração da cidade de Minas.

Segundo a Memória Histórica da Estrada de Ferro Central do Brasil, a eletricidade chegou a estação em 1900. E no ano seguinte, a Cidade de Minas passava a novamente ser "Belo Horizonte". Quanto a sua estrutura ela passou por várias modificações e até demolições.


Até que em 1922 foi inaugurado um novo prédio e este serviu a capital mineira até a desativação do trens de passageiros da Central do Brasil. Hoje ela abriga o Museu de Arte e Ofícios.


Mas em 1920 foi aberta uma outra estação: A da antiga Rede Mineira de Viação. E entre a antiga estação Minas e a estação da RMV contemplamos as plataformas da Estação Central do Metrô de Belo Horizonte. E por ali também temos os trens da Estrada de Ferro Vitória - Minas. 

Enfim, é muito trem pra tanto trem! Mas quanto ao metrô de BH, a Vitória x Minas e ao Museu de Arte e Ofícios são assuntos para outros "trem"...ops, para outros posts.

Abraço e obrigado pela sua visita.


Texto e fotos: Luiz Antonio Doria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria Madalena, aconchegante, linda, carinhosa e deslumbrante!

As voltas que um ônibus dá: Divisa Mangaratiba x Centro (de Angra)

Expobus: Uma exposição de encontros e reencontros