As voltas que um ônibus dá: 121Q Niterói x Magé

A década de 60 foi marcante em muitas áreas. E já que falamos de transporte coletivo, essa década registrou o nascimento de muitas das linhas de ônibus que vemos operar hoje. E vamos falar da 121Q, que liga Niterói a Magé, na Baixada Fluminense.



Hoje a linha é operada pela Expresso Rio de Janeiro, mas na verdade a linha teve sua origem na Coletivo Magé - COGEL, empresa que tinha sua sede na cidade de São Gonçalo.

Inicialmente a 121Q (que não tinha essa numeração) tinha caráter rodoviário assim como as outras duas linhas que a COGEL operava: Niterói x Petrópolis e Niterói x Andorinhas. Em 1978, quando a Coletivo Magé encerrou suas atividades ao ser adquiridas pela Transturismo Rio Minho. Mas isso é assunto para outro post.


A linha percorre a BR-493, de Magé a Guapimirim até o trevo de Manilha e em certo momento segue o traçado da antiga linha ferroviária que ligava Magé a Porto das Caixas e a Venda das Pedras, no município de Itaboraí. Hoje sobram histórias, os trilhos e as ruínas destas estações.

Já em Manilha, o passageiro tem a opção de se deslocar para a Região dos Lagos, Serra/Norte/Noroeste Fluminense e São Paulo por meio das linhas de ônibus operadas pela Auto Viação 1001 e para Rio Bonito/Tanguá, pela linha Alcântara x Rio Bonito, operada pela Rio Ita. Mas antes passamos em Itambi, passagem mais que obrigatória para quem vem de Niterói e Manilha para Magé.

Onde antes havia o tráfego de trens ligando Niterói ao litoral capixaba, hoje apenas os ônibus circulam pela BR-493. Mas isso é assunto para outro post.

Abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria Madalena, aconchegante, linda, carinhosa e deslumbrante!

As voltas que um ônibus dá: Divisa Mangaratiba x Centro (de Angra)

Itamarati de Minas: A “pedra branca” das Alterosas