As voltas que um Ônibus dá: Baixada Fluminense x Pavuna - Depois da Linha 2 do Metrô

Em 1998 foi inaugurada a Via Light e junto com ela vieram as linhas de ônibus que ligariam a Pavuna a Baixada Fluminense. 

Com ela também veio a Linha 2 do Metrô, cujas obras começaram em 1977, sua operação teve ínicio em 1981 e só tiveram conclusão em 1998, com a inauguração da Estação Pavuna.

E depois de vinte e cinco anos... novas linhas surgiram. 


O ano de 2024 foi marcado por muitas coisas, como a realização das Olimpíadas de Paris. Mas na área da mobilidade urbana fluminense, tivemos a implantação de mais linhas de ônibus ligando a Baixada Fluminense a Pavuna. 

Os municípios de Queimados e Seropédica passaram a contar com as linhas 710I e 412I, respectivamente. Elas seriam operadas pela Linave Transportes.

Com uma previsão de atender cerca de 1,5 mil passageiros por dia (e acreditamos que essa demanda aumenta cada vez mais) a 710I passou a também ser operada pela Transportes Blanco. Por sua vez, a Blanco também passou a operar linhas ligando Engenheiro Pedreira e Japeri a Pavuna.


Enquanto isso, a Auto Viação Vera Cruz passaria a operar a linha 708I, ligando a Pavuna ao bairro de Miguel Couto passando pela Estrada do Iguaçu e seguindo pela Dutra. A empresa já operava outras duas linhas no bairro carioca: A Grama x Pavuna e a Tinguá x Pavuna.


E a Transportadora Tinguá, que não é boba, abraçou duas linhas em um lugar por onde nunca passou. Inicialmente, solicitou uma mudança de itinerário para a linha 702B, que ia até o Mercado São Sebastião. A partir de 2024, ela passou a ir até a Pavuna.


Depois, passou a ter a 599I, que levaria a galera de Miguel Couto até a Pavuna pela Luiz de Lemos e seguindo pela Dutra. E assim a Tinguá começou a levar passageiros da Vera Cruz que queriam chegar mais rápido a Miguel sem precisar passar pela Estrada do Iguaçu.

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