Bibliotecando: 1808, de Laurentino Gomes
E mais uma vez, Laurentino Gomes tem sua vez aqui!
Me apaixonei por 1822 e considero ele um livro muito necessário para quem quer entender a história do Brasil. Mas ainda falta entender o ano em que a Família Real chegou no Brasil e o ano da Proclamação da República. Então voltei um pouco mais no tempo e chegamos a resenha em que vamos considerar mais livro da série "LIVROS NECESSÁRIOS PARA ENTENDER A HISTÓRIA DO BRASIL".
"1808" - assim como 1822 - considera o cenário geral que levou Dom João VI e toda a côrte portuguesa a vir (ou melhor dizendo, fugir) para o Brasil, uma das colônias do império lusitano. Desde Napoleão Bonaparte até o momento em que Dom João VI teve de voltar a Portugal e enfrentar a situação instável em que o país se encontrava.
E além disso, alguns capítulos deste livro merecem muita atenção. Recomendo os dois capítulos que falam da figura de Luis Joaquim dos Santos Marrocos, bibliotecário da Real Biblioteca Portuguesa, tanto na cidade de Lisboa como no Rio de Janeiro e oficial maior da secretaria de estado dos negócios do reino. As cartas dele a família contam muito sobre o Rio de Janeiro e as mudanças pelas quais a colônia passaria para se tornar parte do renascimento de Portugal.
E também recomendo mais atenção para o capitulo que fala sobre um triste episódio da história da formação do Brasil: A escravidão. Confesso que foi duro, difícil e até me emocionei com a leitura dessa parte do livro.
É leitura obrigatória! Fundamental! Essencial para a compreensão do Brasil de ontem e de hoje! Junto com o livro "1889".
Mas isso é assunto para outro post. Abraço e até lá!
Comentários
Postar um comentário