Ibatiba, a capital capixaba do tropeiro
No caminho da BR-262, que liga Vitória a fronteira do Brasil com a Bolívia - já na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, encontramos a cidade de Ibatiba.
A cidade teve o início de sua formação na segunda metade do século XIX, quando agricultores vindos de Minas e do Rio de Janeiro se estabeleceram na região do Rio Pardo. No final do século XIX uma doação de terras feitas pelo Sr. Manoel da Silveira à Igreja Nossa Senhora do Rosário, deu origem ao povoado que passou a se chamar Vila do Rosário pertencendo ao município de Rio Pardo, hoje Iúna. Aos primeiros colonizadores seguiram imigrantes provenientes do Líbano, que se estabeleceram por volta de 1908. A vila foi promovida à categoria de distrito em 1918.
Mas como surgiu o nome Ibatiba? Vamos a análise feita por Gonçalves Dias: O significado deste vocábulo tupi que significa pomar. De ybá: árvore, porém com mais propriedade fruta; e tyba: sítio onde há muita abundância de alguma coisa. E esse nome pegou a partir de 1944, mas antes já havia um "zum-zum-zum" em torno de uma certa rodovia que estava sendo construída nas redondezas do outrora distrito de Iuna.
Em 1983, após um movimento emancipatório que se iniciou na década de 70, Ibatiba se separava de Iuna e adquiria foros de cidade.
A cidade tem como atrativo a Pedra da Tia Barbara: Localizado na cabeceira do Córrego dos Perdidos, cerca de 9 KM da sede municipal, a pedra da tia bárbara é marcada pela beleza de sua formação rochosa bem como a vista privilegiada que se tem no topo. Além disso, o local é utilizado nas manifestações religiosas local.
Como chegar
Na rodoviária da cidade temos empresas que operam linhas interestaduais e intermunicipais. Podemos citar aqui a Águia Branca que liga Ibatiba a Vitória e a Manhuaçu(MG). Também temos a Minastur que liga Ibatiba a Iuna e a Guaçuí e a Gontijo que tem uma liga ligando Ibatiba a Belo Horizonte (MG).
Maiores informações poderão acessar nos sites das respectivas empresas.
Obrigado pela sua visita. Grande abraço e tudo de bom!
Texto: Luiz Antonio Doria
Fotos: Rodrigo Silva
Comentários
Postar um comentário