CORONEL PACHECO: Fácil de chegar, difícil é ir embora
Coronel Pacheco fica a 285 km de Belo Horizonte e surgiu com a ocupação da Zona da Mata Mineira por desbravadores em busca do ouro na região central de Minas. O povoado de São Vicente (núcleo inicial da cidade) cresceu com a chegada da Estrada União e Indústria até Juiz de Fora e dos trilhos da Estrada de Ferro Juiz de Fora ao Piau que cortava o seu território.
Todas essas melhorias se deve a José Manoel Pacheco, que juntamente com Mariano Procópio Ferrreira Lage, foi um dos incentivadores da construção da estrada União e Indústria. Foi idealizador e construtor da Estrada de Ferro Juiz de Fora ao Piau. Estrada esta absorvida pela Leopoldina Railway para formar o ramal Juiz de Fora – Furtado de Campos, ramal este já extinto.
![]() |
| A Cachoeira da Triqueda, um dos belos cartões-postais de Cel. Pacheco |
![]() |
| Um antigo pontilhão da Leopoldina, comprovando que por estas bandas o trem passou por aqui. |
Esta estrada é parte do Ramal de Juiz de Fora, que foi formada em 1881 e em 1888 se juntou a E. F. Ramal do Rio Novo, formada em 1882, que em seguida foi repassada a Leopoldina Railway. No mesmo ano de 1881, foi aberta a estação ferroviária de Água Limpa, que para a infelicidade da preservação ferroviária, foi demolida.
As primeiras propriedades rurais da região se dedicavam a cultura cafeeira para exportação. Produziam também produtos básicos de consumo da região, como arroz, cana de açúcar, banana e outros gêneros alimentícios.
O povoado de São Vicente recebeu esse nome devido a existência de uma fazenda com o mesmo nome, que doou a área para a construção da capela de São Vicente. As terras que hoje fazem parte da sede do municipio pertenciam a Carlos Justiniano das Chagas – pai do cientista Carlos Chagas – proprietário da Fazenda da Liberdade. Estas terras ficavam em torno da capela e em 1886, foram doadas pelo Comendador Chagas.
![]() |
| O distrito de Água Limpa (Coronel Pacheco) no ano de 1915. Fotografia do Álbum do município de Juiz de Fora, de 1915. Acervo de Jorge Ferreira Jr. |
Em 1890, na época denominada “Lima Duarte” já possuía características urbanas e infra-estrutura avançadas. Isto foi determinante para que o Povoado de São Vicente fosse elevado a Distrito de Água Limpa, subordinado a jurisdição de Juiz de Fora por meio do Lei n°158, de janeiro do mesmo ano.
![]() |
| A Estação de trem do distrito de Agua Limpa. Foto do Álbum de Juiz de Fora 1915. Acervo de Jorge Ferreira Jr. |
Mas no ano de 1938, o distrito foi transferido para o município de Rio Novo. Isso durou por dez anos, quando Água Limpa voltou as mãos de Juiz de Fora com outro nome: Coronel Pacheco, em homenagem ao Coronel José Manoel Pacheco, benemérito do lugar.
Elevado á categoria de município com a denominação de Coronel Pacheco, pela lei estadual 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Juiz de Fora. Mas somente em 1963, os poderes Legislativo e Executivo foram oficialmente instalados no novo município.Sua localização é bastante favorável, pois sua proximidade de grandes pólos industriais pode ser ponto de partida para o seu progresso e desenvolvimento. O município está localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Paraibuna , como também dos afluentes do Rio Pomba e do Rio Piau. Tem como municípios vizinhos Juiz de Fora, Goianá, Piau e Chácara.
O município é a sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite- EMBRAPA, referência nacional na pesquisa agropecuária.
Atualmente a cidade está em processo de diminuição populacional. Segundo o IBGE, em 1991 possuía 3252 habitantes. Em 2007, apenas 2457. Sua população recenseada em 2022 era de 2.762 habitantes
Como chegar
Hoje, a José Maria Rodrigues opera linhas para Coronel Pacheco com ônibus semiurbanos. Em alguma época do passado, a JMR operava linhas para esta cidade com ônibus rodoviários.Por ser bem próximo a Juiz de Fora, a cidade é servida pelas linhas Juiz de Fora – Coronel Pacheco – Piau de característica semi-urbana. Como fica na beira da rodovia MG-353 a José Maria Rodrigues também atende com as linhas que se destinam a Rio Novo, Guarani, Piraúba e Astolfo Dutra.
A Bassamar passa por lá com a linha Juiz de Fora x São João Nepomuceno – via Rio Novo (a linha principal da empresa é via Bicas).A Unida também passa pela cidade com suas linhas para a Zona da Mata no eixo Rio Pomba – Ubá – Viçosa e Ponte Nova. Para se deslocar para o Rio de Janeiro a opção é a linha Visconde do Rio Branco x Rio da Unida.
Por Luiz Antonio Doria, com informações do site “Caminhos Verdes de Minas“. Revisão de Jorge Ferreira Jr. (Onibus & Cia)














Comentários
Postar um comentário