RECREIO: Da ferrovia nasceu uma cidade
Texto e fotos de Luiz Antonio Doria
Distante 353 km de Belo Horizonte e 268 km do Rio de Janeiro, a cidade de Recreio tem uma história interessante: Os primeiros habitantes vieram de onde hoje é distrito de Conceição da Boa Vista.
Mas a história começou a mudar quando os engenheiros do ramal ferroviário entre Porto Novo e Cataguases buscavam conduzir o traçado da ferrovia em direção a Conceição da Boa Vista. Porém, foram impedidos pelos proprietários da Fazenda São Mateus.
Foi aí que os proprietários da Fazenda Laranjeiras - curiosamente próximo a Recreio tem uma cidade de nome Laranjal - os Srs. Francisco Ferreira Brito Neto e Inácio Ferreira Brito, viram uma oportunidade: ofereceram aos engenheiros a passagem da futura ferrovia por suas terras.
E assim o traçado da estrada de ferro marcou para sempre a história da localidade e em 1874 foi inaugurada a estação de Recreio. Mas por que esse nome?
Foto IBGE Cidades
O Sr. Inácio se tornou um homem comprometido ao se casar e ele construiu a sede de sua fazenda e a chamou Fazenda do Recreio. Mas de ínicio o nome não pegou e o povo a confundia com a fazenda de seu irmão, a Fazenda das Laranjeiras.
Inácio por muitas vezes tentava "por a mais b" e talvez até 'desenhava' que a Fazenda das Laranjeiras era de seu irmão Chiquinho e a dele era a Recreio.
O nome só colou quando a ferrovia começou a funcionar com o nome da fazenda. E com a estação veio a formação do perímetro urbano do povoado, que passou a se chamar Recreio e se tornou distrito de Leopoldina no ano de 1891 até que em 1938 se tornou município.
Aliás a ferrovia se tornou a principal atração: Hoje é um Museu que conta por meio do seu acervo um pouco da estação que serviu a cidade até a sua desativação na década total no ano de 2015.
Segundo o excelente site "Estações Ferroviárias", "as oficinas de Recreio do Trem da Bauxita, que carregava em Barão de Camargos o minério para a cidade de Alumínio, SP, onde há uma usina de cimento da Votorantim, foram fechadas, pois este trem foi extinto em 31 de julho de 2015 e levava o minério até a estação de Barão de Angra (em Paraíba do Sul, RJ), por linha métrica, onde era baldeado para a linha de bitola larga da MRS, seguindo daí para São Paulo. Com este fechamento da linha, a antiga Linha do Centro da Leopoldina perdeu todo o seu uso e estava já abandonada e por volta de 28/6/2019, estava (de volta) funcionando um museu ferroviário criado pelos ferroviários aposentados da Leopoldina. O museu estava muito bem equipado e preservado."
Mas COMO CHEGAR em Recreio? Aguardem o CANTINHO DO BUSÓLOGO em Recreio (MG)
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Muito obrigado e PARABÉNS pela reativação deste espaço!
ResponderExcluirQue todos possamos voltar a nos "deliciar" com outras inúmeras histórias interessantes como esta, quem gosta de transportes públicos precisa destes conteúdos e a você somos gratos pelos mesmos!