Sessão Nostalgia: Transportes Presmic e Transportadora Tinguá
A Tinguá, na verdade, operava linhas municipais em Nova Iguaçu e duas linhas intermunicipais.
De acordo com uma tabela de preços que consta anexa do Decreto Municipal nº 825 de 24 de abril de 1968 que “ALTERA A TABELA DE TARIFAS DAS LINHAS DE TRANSPORTE COLETIVO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, a Tinguá operava as seguintes linhas:
(...)
Transportadora Tinguá Ltda
N. Iguaçu – Parque Flora 0,19
N. Iguaçu – José Bulhões 0,36
José Bulhões – Tinguá 0,31
N. Iguaçu – Tinguá 0,52
N. Iguaçu – Três Corações 0,19
N. Iguaçu – Santa Rita 0,29
Santa Rita – Adrianópolis 0,29
N. Iguaçu – Adrianópolis 0,45
![]() |
Tinguá em 1972. Foto de Antonio Augusto dos Santos. |
No campo intermunicipal, a Tinguá operava as linhas Nova Iguaçu x Caxias e a Belford Roxo x Bonsucesso.
Já a Presmic tinha um histórico de incidentes e acidentes dignos de aparecer nas capas de jornal. Como o acidente ocorrido em um 31 de dezembro de 1973, quando um veículo da empresa era protagonista de outro acidente.
Os vinte e um passageiros saíram feridos depois do coletivo ser rebocado por um trem de minério com duas locomotivas e sessenta e cinco vagões numa passagem de nível na Avenida Brasil, no bairro de Manguinhos. É importante salientar que naquela época a Avenida Brasil tinha uma infraestrutura diferente do que vemos hoje.
Até que chegou o ano de 1975...
Na manhã do dia 25 de março de 1975, um veículo da Transportes Presmic, empresa que operava a linha “Boa Esperança x Praça Mauá” mergulhou no rio Acari depois de perder o controle sobre si mesmo, capotar e quebrar a mureta de segurança, causando a morte de 28 pessoas. Em 1977, um acidente parecido ocorreu no mesmo local com um ônibus da Turismo São José, matando quinze passageiros.
A gravidade da situação fez com que a Presmic perdesse a totalidade de suas linhas e a Tinguá assumisse a operação de suas linhas.
Sendo assim, a Tinguá teve de se reformular e assim repassou a Nova Iguaçu x Caxias para a Master em 1975 e a Belford Roxo x Bonsucesso para a empresa Rio Lisboa, criada a partir de uma dissidência da própria Tinguá.
Quanto as linhas que a Tinguá que operava em Nova Iguaçu algumas passaram a ser operadas pela Elmar Transportes e Turismo, iniciando as suas operações em 1978.
Mas isso é assunto para outro post.
Texto de Luiz Antonio Doria, com colaboração de José Gusmão.
Fonte: Jornal O Globo 26/03/1975 e Jornal do Brasil 02/04/1975,página 05.
Comentários
Postar um comentário