Sessão Nostalgia: Transportes Presmic e Transportadora Tinguá



A Tinguá que conhecemos hoje é o que era a Transportadora Presmic Ltda., empresa que operava as linhas que ligavam Boa Esperança, Miguel Couto, Vila de Cava e adjacências a Central do Brasil, na Região Central do Rio de Janeiro desde a década de 50. 


A Tinguá, na verdade, operava linhas municipais em Nova Iguaçu e duas linhas intermunicipais. 

De acordo com uma tabela de preços que consta anexa do Decreto Municipal nº 825 de 24 de abril de 1968 que “ALTERA A TABELA DE TARIFAS DAS LINHAS DE TRANSPORTE COLETIVO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, a Tinguá operava as seguintes linhas:

(...)

Transportadora Tinguá Ltda

N. Iguaçu – Parque Flora 0,19

N. Iguaçu – José Bulhões 0,36

José Bulhões – Tinguá 0,31

N. Iguaçu – Tinguá 0,52

N. Iguaçu – Três Corações 0,19

N. Iguaçu – Santa Rita 0,29

Santa Rita – Adrianópolis 0,29

N. Iguaçu – Adrianópolis 0,45

Tinguá em 1972. Foto de Antonio Augusto dos Santos.


No campo intermunicipal, a Tinguá operava as linhas Nova Iguaçu x Caxias e a Belford Roxo x Bonsucesso. 

Já a Presmic tinha um histórico de incidentes e acidentes dignos de aparecer nas capas de jornal. Como o acidente ocorrido em um 31 de dezembro de 1973, quando um veículo da empresa era protagonista de outro acidente. 


Os vinte e um passageiros saíram feridos depois do coletivo ser rebocado por um trem de minério com duas 
locomotivas e sessenta e cinco vagões numa passagem de nível na Avenida Brasil, no bairro de Manguinhos. É importante salientar que naquela época a Avenida Brasil tinha uma infraestrutura diferente do que vemos hoje.

Até que chegou o ano de 1975...


Na manhã do dia 25 de março de 1975, um veículo da Transportes Presmic, empresa que operava a linha “Boa Esperança x Praça Mauá” mergulhou no rio Acari depois de perder o controle sobre si mesmo, capotar e quebrar a mureta de segurança, causando a morte de 28 pessoas. Em 1977, um acidente parecido ocorreu no mesmo local com um ônibus da Turismo São José, matando quinze passageiros.

A gravidade da situação fez com que a Presmic perdesse a totalidade de suas linhas e a Tinguá assumisse a operação de suas linhas.

Sendo assim, a Tinguá teve de se reformular e assim repassou a Nova Iguaçu x Caxias para a Master em 1975 e a Belford Roxo x Bonsucesso para a empresa Rio Lisboa, criada a partir de uma dissidência da própria Tinguá.



Como dissemos no início do post, a Tinguá de hoje surgiu a partir de um trágico acontecimento envolvendo a Presmic e de uma dissidência que culminou na criação da Rio Lisboa (que depois foi incorporada pela Viação Vera Cruz e estendeu a linha até Nova Aurora).

Quanto as linhas que a Tinguá que operava em Nova Iguaçu algumas passaram a ser operadas pela Elmar Transportes e Turismo, iniciando as suas operações em 1978.

Mas isso é assunto para outro post.





Texto de Luiz Antonio Doria, com colaboração de José Gusmão.

Fonte: Jornal O Globo 26/03/1975 e Jornal do Brasil 02/04/1975,página 05.


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