Sessão Nostalgia: Nilopolitana Cavalcanti e Cia

O ano era 1957 e naquele ano muita coisa aconteceu.

Podemos destacar alguns eventos importantes para a história do Brasil: Em fevereiro, era iniciada a construção de Brasília.


Num 16 de março daquele ano, o Governo JK, por meio da Lei nº 3,115, consolidava todas as empresas ferroviárias da União em uma única rede: A Rede Ferroviária Federal.


E nesse ano a Empresa Nilopolitana de Transportes passaria de mãos: o controle acionário da Empresa Nilopolitana de Transporte foi transferido para os empresários Luiz Cavalcanti Filho, Abel Magalhães Castelo e Waldemir Antônio Pereira, que alteraram sua razão social para Cavalcanti e Cia, posteriormente dirigida pelos irmãos Gilberto, Luiz Augusto e Antônio Cavalcanti, filhos de Luiz Rodrigues. 

No início, a empresa operava a linha Nova Iguaçu x Cabral e linhas municipais (provavelmente Mirandela e Manoel Reis). Avançamos no tempo e chegamos aos anos 70, qunado a empresa começa a operar mais uma linha: A Caxias x Austin

Ao contrário do que muitos pensam - até o editor-chefe do RdV pensava dessa forma - a 429I não nasceu na Nilopoltana Cavalcanti e Cia. Segundo os mais vividos, como o Sr. Luiz Babinsck, a Trate( Transportes e Turismo ) foi criada dentro da Empresa Rápido Brasileiro S/A, fazendo a Linha Austin x Caxias.


A Rápido Brasileiro também lançou a Unitur com a Linha Queimados x Caxias, com vários ônibus Rodoviários com Carrocerias Cermava Rodoviário e Cribia Rodoviário. A idéia foi interessante. Mas não deu certo como se esperava. E os acidentes que aconteciam a empresa fizeram com que a Nilopolitana assumisse de vez a operação.

Depois falaremos mais sobre a Rápido Brasileiro e sua ligação com a Turismo Transmil. Mas voltando a Nilopolitana...na década de 80 ela já estava operando as seguintes linhas:

428I Cabral x Comendador Soares

429I Austin x Caxias

716L Mesquita x Deodoro

Mas no ano de 1985 a Nilopolitana enfrentou um duro golpe: No dia 10 de dezembro daquele ano, o Governo do Estado encampa - isto é, desapropria - 16 empresas de ônibus e entre estas, estava a azul e branco de Nilópolis.


Antes da encampação, a empresa contava com 120 ônibus. Mas ao fim da encampação, apenas sete carros ainda serviam. Segundo os sócios da empresa, tudo teve início ou recomeçou em 1988.


Foi em 1988 que a empresa se reergueu e a partir daí muitas inovações. A começar pelo seu layout: O azul saía e surgia o amarelo-e-laranja, com direito a losângos. 



O Ciferal Condor e o Paulista deram lugar ao 
Padron Alvorada e ao Thamco Scorpion, sendo que este último alguns modelos vieram sob chassi Scania 113.

Acervo Facebook

Podem imaginar um Scorpion berrando Scania de Austin a Caxias? Pois é, isso aconteceu, senhoras e senhores! Mas não durou muito tempo e a parceria da Nilopolitana com a Ciferal voltou. E o laranja com losangos sai e dá lugar ao cinza e preto.





A empresa adquiriu uma enxurrada de Ciferal Padron GLS BUS . Também começou a adquirir modelos da Comil, como o Svelto e o microônibus Piá e novamente moderniza o seu layout. 

Em parelelo a isso, a empresa também tinha estendia seus braços no ramo de Fretamento (Gata Turismo) e em algumas linhas municipais em Nova Iguaçu, quando absorveu a Santa Tereza, que operava nos arredores de Austin. 

As linhas Austin x Vila Zenith e Austin x Tres Fontes foram vendidas para a Salutran. Com isso, a Salutran conseguiu fazer a linha Nova Iguaçu x Três Fontes. Na negociação vieram os Piás junto.

Mas isso é assunto para outro post. Voltando a Nilopolitana...



Suas principais linhas chegaram a ser estendidas: A Austin x Caxias, passaria a atender Queimados. Cabral x C.Soares chegou a se denominar Mariópolis x C.Soares mas não perdurou muito tempo. E a Mesquita x Deodoro teve uma variante, a Nova Iguaçu x Sulacap.


A Nilopolitana Cavalcanti e Cia passou a dar grandes passos como a operação das linhas da Turismo Transmil para a Central e Km 2,5 (Shopping Grande Rio) e a linha que liga Nilópolis a Barra da Tijuca.

Mas a pandemia chegou e muitas empresas, inclusive a Nilopolitana, sofreu com esse triste período da história: Para continuar a operar, a empresa repassou as seguintes linhas para a Linave:

129B Nilópolis x Central
420T Nilópolis x Barra da Tijuca
434L Nova Iguaçu x Sulacap (antiga Mesquita x Deodoro)
516I Nilópolis x Km 2,5/Shopping Grande Rio
Linhas municipais de Nova Iguaçu (Austin e Rodilândia)


Em 2023, a Nilopolitana se une a Transportes Blanco e deixa a garagem da Rua Alberto Teixeira da Cunha, 712 se mudando para Queimados e sua razão social passa para Nilopolitana Transportes, passando a adotar o layout cinza e amarelo e operando apenas as duas linhas que fizeram desta uma das grandes empresas do estado do Rio de Janeiro.


Texto de Luiz Doria e João Miguel Loredo, tendo como base a série histórica sobre a empresa publicada na Revista Ônibus, Fetranspor, Ano VI, N° 31, pag 20-22, Abril/Maio 2005 e relatos do Sr. Luiz Babinsck.
Fotos não-creditadas são do respeitado site Cia de Ônibus. Obrigado Sydney Jr! 

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