As voltas que um Ônibus dá: Baixada Fluminense x Pavuna - O Terminal Central da Pavuna e suas linhas
"Em 2012, eventos catastróficos ameaçam destruir o planeta, confirmando uma antiga profecia maia. Enquanto os governos mundiais tentam salvar a humanidade e o globo cai em ruínas, um homem entra em ação e faz de tudo para salvar sua família."
Na ocasião, um centro comercial e um edifício garagem também foram demolidos por possuírem risco iminente de desabamento. A detonação foi acionada pelos prefeitos Eduardo Paes e Sandro Mato (São João de Meriti) de um viaduto na Avenida Sargento de Milícias. (Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro).
Mas vamos voltar ao ano de 1980...
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Jornal do Brasil, 15 de dezembro de 1980. |
...quando a Sybetom apresentou o projeto para uma construção de uma rodoviária para o bairro da Pavuna, com um Centro de Compras contando muitas lojas refrigeradas e um edifício-garagem. A proposta era de que o empreendimento atendesse aos usuários das vinte linhas de ônibus que tinham a Pavuna como seu destino final.
Sem apoio da prefeitura e do governo estadual, como relata o Jornal do Brasil de 16/02/1982, o Terminal ganhava formas e já havia planos para linhas ligando a Pavuna a Praça Tiradentes, Praça XV, Méier, Cascadura, Penha e Penha Circular terem seus pontos finais no empreendimento. Até mesmo uma rua foi aberta, a Bernardo Monteiro, para atender os futuros 45 mil passageiros que circulariam nela.
E em 04 de junho desse ano, o Terminal foi inaugurado. Mas no ano seguinte já começava os problemas: As empresas do município do Rio se recusavam a pagar o montante de quatro milhões e 900 mil cruzeiros para utilizar a rodoviária. Enquanto empresas como Amigos Leopoldinense, Rubanil, Auto Diesel e Mosa relutavam com insistência e usavam como ponto final as ruas Mercúrio e Sargento de Milícias (e depois usaram também a Rua Lindolfo Gomes), as empresas da Baixada Fluminense faziam a festa e operavam normalmente suas linhas no terminal.
Divulgação Site Eu, Rio.
Com o tempo o Terminal da Pavuna - que era um promissor investimento - foi entregue ao abandono e a prática de crimes, culminando na decisão mais 'fácil': A demolição daquele que tinha tudo para resolver o problema da organização do transporte coletivo da região. Prometeu-se a época, um parque. Mas apareceu em seu lugar, um Shopping Center. Vá entender!
Mas como mencionado na primeira parte desta série, em 1998 foi inaugurada a Via Light e junto com ela vieram as linhas de ônibus que ligariam a Pavuna a Baixada Fluminense.
Com ela também veio a Linha 2 do Metrô, cujas obras começaram em 1977, sua operação teve ínicio em 1981 e só tiveram conclusão em 1998, com a inauguração da Estação Pavuna.
E depois de vinte e cinco anos...
...novas linhas de ônibus surgiram para a Pavuna, saindo da Baixada Fluminense.
Mas isso é assunto para outro post. Até lá e obrigado por sua visita.
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