E tudo foi EVAL um dia...o começo e o crescimento nos anos 70 e 80

Texto de Luiz Antonio Doria, tendo como base o release da EVAL e no https://memoria7311.blogspot.com/.


O que tem em comum Costa Verde, Real Rio e Turismo Transmil? Não, elas não pertenceram ao mesmo grupo. Mas algumas de suas linhas nasceram em uma empresa fundada no ano de 1958. Estamos falando da Empresa de Viação Angrense Ltda., ou para muitos a EVAL!

Os irmãos Waldir e Walter Vieira foram convidados no ano em que o Brasil se tornava campeão mundial de futebol para se unir a uma informal associação de alguns ônibus e que viria a ser uma das mais importantes empresas de ônibus do estado. Não durou muito tempo essa sociedade.

Mas a EVAL começou oficialmente em 1966 quando a Viação Sampaio foi adquirida por eles com onze ônibus e a linha Rio x Angra. Para começarem a operar, alugaram uma garagem em Bonsucesso e outra em Angra.


Depois em 1971 adquiriram da Expresso Real duas linhas: Mangaratiba x Rio e Itaguaí x Rio, sendo esta, na época, a única rota atendendo a região, com trajeto via UFRRJ, em Seropédica, e Queimados. Em 1972, adquiriu as seções para duas novas rotas saindo de Niterói e de Nova Iguaçu com destino à Angra.

Em 1973, com o surgimento da Usina Nuclear Angra I, passa a operar o serviço de fretamento para a citada usina. Três anos depois, a EVAL ganha uma licitação para operar a linha Rio x Paraty.

Para operar as linhas ligando Rio, Niterói e Baixada Fluminense (Queimados, Nova Iguaçu e Seropédica) a Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, a EVAL contava com uma estrutura de garagens bem interessante: Além das garagens de Bonsucesso e Angra, a empresa também adquiriu  um terreno de 19 mil metros quadrados foi comprado em Queimados, que passou a ser utilizado, mesmo só vindo a ter as obras das devidas instalações finalizadas em 1978. 

Também nesse ano foram inauguradas as garagens de Itaguaí e Seropédica. Também nesse ano foi adquirido um terreno de 15 mil metros quadrados em Mambucaba, para atender a demanda cada vez maior da Usina Nuclear. Este último transformando-se pouco depois na sede oficial da empresa. Outra aquisição importante foi um terreno de sete mil metros quadrados, em Bonsucesso, para ser a sede no Rio.

Os anos 80 chegaram e a EVAL continuou crescendo, mirando na operação intermunicipal em Queimados e no distrito de Engenheiro Pedreira, com linhas ligando a cidade a Praça Mauá e a Central do Brasil. O mesmo acontece com a cidade de Itaguaí. A UFRRJ também é contemplada com linhas para estas localidades da capital.



Até que nos anos 90, a empresa começa a se desfazer de sua operação intermunicipal urbana priorizando a sua ligação com a bela Angra dos Reis. E tudo começou em 1987 quando uma certa Turismo Transmil adquire o setor Queimados e Itaguaí. 

Mas isso é assunto para outro post.

Até a próxima!


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