Petrópolis, a Cidade Imperial: Das ferrovias às estradas!

Texto de Luiz Antonio Doria, com informações do IBGE, Estações Ferroviarias e Wikipedia

Nos primeiros 200 anos da colonização portuguesa do Brasil, quase ninguém conhecia a Serra da Estrela, onde encontramos a cidade de Petrópolis.

Mas havia dois motivos para isso: Primeiro, era o imenso paredão de mais de 1000m de altura a ser vencido. O segundo era os "brabos" índios coroados que habitavam a serra. Somente com a chegada dos bandeirantes nas Minas Gerais e com a abertura do "Caminho Novo" em 1704 é que se iniciou a distribuição das sesmarias no "sertão acima do Inhomirim". E 130 anos depois de sua fundação, Petrópolis já possuía algumas propriedades e uma razoável atividade industrial e comércio.

A locomotiva que percorria a Serra da Estrela hoje está exposta no Museu Imperial. Foto: Acervo Relatos de Viagem Etc.

Além do Inhomirim, começou a se idealizar a construção de uma linha ferroviária ligando a localidade ao Porto de Mauá, passando por Fragoso e a Mauá. 


Acima vemos uma das estruturas da antiga estação ferroviária da cidade, que se transformou em uma rodoviária para as linhas municipais. Foto de Luiz Antonio Doria

Mas o trem só chegou a Petrópolis em 1883, em um ramal ferrovíario construído por três empresas diferentes: Da Guia de Pacobaíba a Raiz da Serra a iniciativa partiu do Barão de Mauá, o pai do empreendorismo brasileiro. De Raiz da Serra a Piabetá, a Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará fez o seu papel. E a Leopoldina fez o restante entre Areal e Três Rios.

Mas bem antes da inauguração da estação da cidade, uma outra iniciativa começou a entrar em ação: A Estrada União e Indústria. 

No ano de 1854 - mesmo ano em que a ferrovia foi inaugurada no Brasil - o Comendador Mariano Procopio recebeu uma concessão e uma missão: Construir uma rota partindo de Petrópolis para as margens do rio Paraíba do Sul. Desta concessão, surgiu a Companhia União e Indústria. E podemos dizer que foi nessa iniciativa que surgiu o primeiro pedágio no país, pois o lucro da companhia vinha do pedágio por mercadoria de quem passasse por ali.

Os trabalhos se iniciaram em 12 de abril de 1856 e em 1861, num dia 23 de junho, o Imperador e representantes da Corte e da Companhia União Indústria percorreram em diligência os 144 quilômetros da primeira rodovia macadamizada brasileira, inaugurando a união entre Petrópolis e Juiz de Fora.

A União e Indústria acompanhava o traçado da ferrovia. Na foto vemos a estrada e a antiga estação ferroviária de Cascatinha em 2008. Foto: Luiz Antonio Doria.

A outrora Estação Ferroviária de Cascatinha, em Petrópolis, nos dias de hoje utilizada como um museu. Foto de Renato Ramos/Estações Ferroviárias do Brasil.

Hoje a estrada está incorporada a algumas rodovias entre o estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Temos a RJ-134 entre Petrópolis e Areal, BR-393 em Três Rios, RJ-131, entre Três Rios e Comendador Levy Gasparian, RJ-151 entre Comendador Levy Gasparian e Montserrat, MG-874 entre Simão Pereira e Matias Barbosa e finalmente BR-267 entre esta última cidade e Juiz de Fora.


Foto: Leonardo Branco/Acervo Relatos de Viagem Etc.

Independentemente da época do ano, era em Petrópolis que moravam os representantes diplomáticos estrangeiros na maior parte do período imperial. Mas em 1889, a República foi instituída no Brasil mas Petrópolis jamais deixaria de ser a cidade imperial. Prova disso é o Museu que conta a história da monarquia brasileira. 

Mas isso é assunto para outro post. Grande abraço e até lá!

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