BIBLIOTECANDO por aí: ESPECIAL BIENAL DO LIVRO 2025
"A Bienal do Livro do Rio de Janeiro recebeu 740 mil visitantes na edição deste ano, encerrada no último domingo (22), volume recorde de público do evento. O número é 23% superior ao registrado em 2023 (600 mil pessoas), de acordo com os organizadores da feira.
Entre os visitantes deste ano, 130 mil foram estudantes de escolas públicas, 30 mil a mais que em 2023. A 22ª edição da Bienal, realizada no centro de convenções Riocentro, registrou volume de vendas de 6,8 milhões de exemplares, também 23% a mais do que em 2023. Algumas das 700 editoras que participaram do evento tiveram 100% de crescimento, como a HarperCollins Brasil.
Cerca de 1.850 autores participaram da bienal. Somando-se sessões de autógrafos, mesas e palestras, foram mais de 1.200 horas de conteúdo."
Não é a primeira vez que o Relatos de Viagem Etc. adentra no Riocentro. Já marcamos presença aqui na Fetransrio e na ETransport, eventos destinados a mobilidade urbana e ao transporte coletivo de passageiros.
Mas é a primeira vez que nós marcamos presença na cobertura deste evento que tem como principal objetivo fomentar a leitura. Mas por uns instantes, parecia que estava em um evento destinado aquelas séries e trilogias (ou algo mais que trilogias), pois alguns estavam vestidos/fantasiados como os seus personagens favoritos.
Notamos também que - devido as novas tecnologias - a Bienal foi montada em torno da leitura, uma viagem sem sair do lugar, comercial e instagramável como manda o figurino capitalista de nosso tempo, mas nem por isso deixa de ser uma festa gostosa de ir e de viver.
Mas em meio a tantas salas de autógrafos, autores conhecidos e outros nem tão conhecidos assim, a Bienal foi um agradável oportunidade de (re)explorar um mundo longe de telas que tentam ofuscar - e até as vezes - tomar o lugar do livro físico, que apesar do século XXI, ainda tem o seu lugar nas estantes, mochilas, pastas e bolsas dos leitores de todas as idades.Joice Helena e seu excelente livro "Vida em verso"
E de muitos patinhos literários... ...um resolveu vir com o Relatos de Viagem Etc. Em breve, ele vai aparecer em alguns posts literários.
E aqui no RdV, o livro tem o seu espaço cativo. Por que ler é viajar sem sair do lugar.
Grande abraço e tudo de bom!
Texto: Luiz Doria e Rodrigo Silva
Fotos: Ana P., Luiz Doria e Rodrigo Silva
Maravilhosa experiência. É muito bom o incentivo a leitura e a bienal é prova de que ainda existem pessoas que valorizam a cultura literária.
ResponderExcluir