Complexo FEPASA: Cultura e a história da ferrovia em um só lugar
Como vimos na primeira parte desta série, a cidade de Jundiaí teve seu desenvolvimento acelerado a partir do momento em que se iniciou a sua ligação com São Paulo por via férrea em fevereiro de 1867. Todas as cargas do interior chegavam por aqui em lombos de burro, mas com a ferrovia passaram a seguir de trem até o porto.
E isso se deu por meio de três companhias ferroviárias: Primeiro, a São Paulo Railway e depois com as Companhias Paulista e Ytuana.
A Cia. Paulista ergueu a sua sede administrativa e as oficinais um quilômetro a frente da estação terminal da SPR e também abriu uma estação com o nome de Jundiaí Paulista. A SPR por sua vez ampliou a sua estação e até o ano de 1970, a linha da Ytuana saía da estação em direção as cidades de Itu, Mairinque e Piracicaba. Em 1905, a Sorocabana - outra companhia muito importante - emcampou a companhia de Itu e em 1962 a FEPASA assumia a operação.
Mas quanto a estação que hoje está em operação, ela pertenceu a SPR até o ano de 1946, quando a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí assumiu as operações. O último trem de passageiros da FEPASA passou aqui em 15 de janeiro de 1999. Cabe informar também que a FEPASA foi incorporada a Rede Ferroviária Federal S/A em 1975 e em 1992 o ramal hoje não vai mais até Santos, mas até Paranapiacaba sob a batuta da CPTM, estatal paulista responsável pelos trens metropolitanos.
A Estação Jundiai Paulista infelizmente se encontra em ruínas depois de um incêndio no ano de 2018.
Além da estação em atividade, temos o Complexo FEPASA. Era aqui que funcionava a manutenção, montagem, construção e reconstrução dos carros. Inaugurado em 1897, a oficina funcionou ativamente até a estatização da CPEF em 1960 e depois com a incorporação a FEPASA em 1971.
Ao longo dos anos, o prédio, com 34 edificações, passou por diversas transformações e intervenções, devido às modificações desenvolvidas pela Companhia e aos avanços tecnológicos do setor, como a implantação da tração elétrica aos veículos.
Com o fim da FEPASA, a prefeitura assumiu a responsabilidade em 2001. No período entre 2002 a 2013, o espaço ficou sob a gestão da (à época) Secretaria Municipal de Educação e Esportes, passando à responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, em 2014, e à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em 2017, ano em que também a sede da UGC foi transferida para o espaço.
Atualmente, ocupam o Expressa diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como Cultura (UGC), Mobilidade e Transporte (UGMT), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); além do Museu da Cia. Paulista, do Arquivo Histórico de Jundiaí, da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), do Poupatempo e da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec) Deputado Ary Fossen.
O espaço conta ainda com as salas dos Relógios, B1 e Hermeto Pascoal, voltadas para ensaios, reuniões e encontros; da Sala Jundiaí, com 200 lugares, além de um espaço reservado a exposições.
E no meio do acervo do Museu Ferroviário, encontramos a camisa do Galo do Japi! Salve o Paulista de Jundiaí!
O Paulista Futebol Clube, mais conhecido como Paulista de Jundiaí é uma agremiação esportiva sediada em Jundiaí, no estado de São Paulo. Foi fundado em 17 de maio de 1909, quando funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, simpatizantes e jogadores do antigo Jundiahy Foot Ball Club decidem refundar, "em frente á Locomotiva nº 34, estacionada no pátio de manobras, perto da fundição, o Paulista Foot Ball Club" (LUCATO, 2000)[1], agora em homenagem à empresa que sempre prestigiava os eventos do antigo clube.
![]() |
Foto: Agencia O Globo |
Defendendo a cidade com as cores vermelho, preto e branco, o clube tem como seus principais títulos o da Copa do Brasil, na edição de 2005, da Série C, em 2001, além de um tricampeonato da Copa Paulista em 1999, 2010 e 2011.
O Paulista disputará a terceira divisão do Campeonato Paulista em 2026, após acesso conquistado pelo vice-campeonato da quarta divisão em 2025.
É isso aí, minha gente! História, cultura, ferrovia e futebol em um só lugar!
Expressa (Complexo Fepasa)
Endereço: Avenida União dos Ferroviários, 1760, Centro
Telefone: (11) 4589-6800
E-mail: agendacomplexofepasa@jundiai.sp.gov.br
Texto de Luiz Antonio Doria, com base em informações do Wikipedia, Estações Ferroviárias do Brasil e do site Turismo Jundiaí
Comentários
Postar um comentário