As voltas que um ônibus dá: 479I Nova Iguaçu x Cidade Universitária
![]() |
Foto de Luiz Antonio Doria |
A origem dessa linha remonta os tempos em que ela ainda ligava Nova Iguaçu a Parada de Lucas, ainda nas mãos da Turismo Transmil. Com a intervenção pelo Departamento de Transportes Rodoviários - DETRO/RJ no ano de 2013, a 479I passou a ser operada pela Nossa Senhora da Penha Ltda. Mas curiosamente seu ponto final era no Mercado São Sebastião.
![]() |
Foto: Osvaldo Gilson Fonseca Costa, 1948 (IBGE) |
O Mercado São Sebastião iniciou suas atividades em 1962, funcionando como um entro de distribuição de produtos para o resto da cidade. Várias redes de mercado e empresas alimentícias possuem galpões no Mercado São Sebastião, além de transportadoras de cargas (Wikipedia)
Recentemente foi estendida para a Cidade Universitária, talvez pelo fato de se pensar em uma ligação com o BRT ou por razões meramente eleitoreiras.
Mas o fato é que a linha sempre teve demanda, pois ela fazia a interligação dos moradores de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis para quem desejava fazer uso dos serviços ferroviários do Ramal Deodoro, quem queria descer no Ceasa ou apenas fazer aquela baldeação com os ônibus municipais da capital na Avenida Brasil.
Agora também atende aos passageiros que desejam fazer uso do BRT - seja em Deodoro ou no Fundão. Ou apenas mais uma alternativa para quem deseja ir a Ilha do Governador. Apesar de ser uma linha independente, parte de seu itinerário anterior também é seção da 133B, Nova Iguaçu x Central.
Comentários
Postar um comentário